Existem no Scratch inúmeros comandos e a programação também é forma gráfica, e não em texto. Apesar disto, existe um botão que acionamos e é possível ver os comandos em texto.
Neste ponto em que estamos agora ( quem chegou aqui por acaso, é necessário acompanhar desde o primeiro Post para entender melhor e realizar todas as atividades propostas) já temos um bom conhecimento em programação, principalmente com a utilização do Superlogo 3.0.
Ele possui os mesmos benefícios educacionais e de inteligência para os jovens e crianças ( veja posts anteriores)
Agora com o Scratch temos uma ferramenta poderosa de programação. Ainda, existe uma comunidade muito grande no Brasil e no mundo. São vários programas e projetos livres disponíveis.
Existe muito material de consulta e compartilhamento de informações.
Com ele é até possível programar games.
Veja aqui o site oficial do Scratch . Ele é bem grande e possui muitas informações.
Assista ao vídeo ( em inglês).
É longo, mas é muito interessante e mostra a criação de games. Aqui
Existem tutorias e primeiros passos em vários locais na Internet.
Existem várias comunidades no Brasil.
Todas as ferramentas de programação sugeridas até aqui e estudada pelos leitores já impulsionaram os conhecimentos em programação.
Acredito que aproximadamente 30 horas dedicadas em programação, da Hora do Código - Superlogo 3.0 - Scratch são suficientes para considerar como atingido os conhecimentos básicos.
A partir daí, sugiro 2 caminhos:
1- Estudar uma linguagem de programação mais profissional ( C++, por exemplo).
2- Começar a conhecer os projetos em Arduino ( veja em posts anteriores)
Os leitores que vão iniciar o estudo de uma linguagem profissional verão que existem várias etapas e ferramentas para auxiliarem a programação.
Uma destas ferramentas é o Fluxograma.
Veja aqui sua definição ( use o Google Translator).
Basicamente, trata-se de uma representação simbólica do programa. Facilita o processo de seu desenvolvimento e o representa de forma clara a lógica da programação.
Pesquise mais sobre fluxogramas e boa sorte!
Acredito que temos muito material para estudarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário